sábado, 4 de abril de 2009

Getting to know Toronto (Conheça Toronto)

O nome Toronto é um nome originário de Tonam-tem e significa "lugar de encontro". Alías, a cidade faz jus ao nome, pois 44% de seus 5 milhões de habitantes são extrangeiros, o que garante à cidade a fama Nova York canadense.

A cidade abriga cerca de 60% de todos os estudantes intercambistas que vão para o Canadá, pois é a única cidade canadense que oferece muita diversão e cultura além da oportunidade de se fazer compras em uma cidade subterrânea (construída devido ao clima do local que é muito ffrrriiiooo!!!)

Sobre a cidade subterrânea (conhecida como PATH)
- É o maior complexo comercial subterrâneo com 27 km de lojas para compras. São 371.600 metros quadrados de espaço comercial.
- Há aproximadamente 1,200 lojas de produtos e serviços, que empregam cerca de 5000 pessoas.
- 50 edifícios, 20 estacionamentos, 6 hotéis, 5 estações de metrô, 2 lojas de departamento e um terminal de trens estão conectados ao PATH.
- O PATH também tem acesso às principais atrações turisticas de Toronto como: o Hockey Hall of Fame , o Roy Thomson Hall , o Air Canada Centre , o Rogers Centre , a prefeitura e a torre CN Tower .









Cultura
Toronto é uma cidade culturalmente refinada, e recebeu em janeiro de 2005 o título de uma das mais importantes capitais culturais do Canadá.
Além disso, os torontonianos (como os habitantes locais são chamados) curtem as óperas e peças de teatro vindas da Broadway. Mas, se você gosta mesmo é do tradicional cineminha, Toronto também pode te oferecer muita coisa. Só fique esperto porque o dia de pagar meia-entrada lá é terça-feira.
Quem gosta de artes também tem diversão garantida. É em Toronto que se encontra o maior museu da América do Norte, o Royal Ontario Museum - ROM (foto). Lá, é retratada toda a história natural canadense, além de curiosidades como a BatCave (sala que simula uma caverna cheia de morcegos) e a Hardwood Forest (que mostra os diferentes tipos de árvores das florestas de Ontário, incluindo a sugar maple, presente na bandeira do Canadá).

Comida
Se você tem problemas com comidas, pode relaxar. Por ser formado por povos de diversas nações, o Canadá não tem uma comida típica. É comum encontrar restaurantes japoneses, tailandeses, chineses, coreanos, portugueses, mexicanos e, até mesmo, brasileiros, sem falar no hambúrguer, símbolo gastronômico das Américas. Se der saudade do Brasil, corra para A Casa do Churrasco e encontre carne de boa qualidade.
Quando o assunto é costumes do país, para não ficar perdido, é bom saber que o jantar é a principal refeição para os canadenses. No café da manhã, não podem faltar pães, cereais, iogurte, suco de laranja e capuccino. Já no almoço, eles costumam comer alimentos leves como sanduíches e saladas.

Noite
Há opções de lazer para todos os gostos. Mas, atenção às regras rígidas e bem diferentes das brasileiras: os bares, por exemplo, só vendem bebidas alcoólicas até às 2 horas da manhã e a fiscalização é pesada, não vai querer acabar com sua viagem, né? No Canadá nada termina em pizza, e muito menos em samba. Você gosta de dançar? Então anime-se, porque são inúmeras as casas noturnas em Toronto.
No quadrilátero da Yonge Street (uma das mais importantes ruas de Toronto que entrou para o Guiness Book como a rua mais extensa da América do Norte) com a Eglinton Avenue se situam as baladas mais freqüentadas. Dizem que os solteiros que entram em um dos bares e casas noturnas da região saem de lá com companhia garantida.
O Joker, por exemplo, funciona como um bar e uma danceteria. São quatro andares, cada um deles tocando um estilo de música diferente. Nos fins de semana, há shows com dançarinas. É bom você não se assustar, é normal homens e mulheres dançarem se esfregando em movimentos pra lá de sensuais, mas isso não quer dizer que vai rolar algo. Acredite se quiser, é o jeito deles. Imagina se eles tivessem carnaval?

Passeios
Falar de Toronto e não falar da Niagara Falls (foto ao lado) é como falar do Brasil e não falar de Copacabana. Niagara Falls é uma das maiores cataratas do mundo. A atração fica pertinho de Toronto, a cerca de 111 Km, aproximadamente uma hora de carro.
A CN Tower (foto ao lado) é a maior construção do mundo. A torre tem 553,33 metros, oferece uma vista panorâmica da cidade e do Lago Ontário, além de ter piso de vidro no observatório. Imagine ter Toronto debaixo de seus pés!
Ao lado da torre, e o ponto turístico preferido dos brasileiros, fica o SkyDome, o gigantesco estádio de 186 mil metros quadrados, com um teto removível que se abre em 20 minutos, 37 mil cadeiras, 17,5 mil vagas nas garagens subterrâneas e o hot-dog mais barato de todos os estádios do mundo (C$ 0,99 a unidade, cerca de R$ 1,95). O sucesso é tanto que já foram servidos no SkyDome cerca de 800 quilômetros de cachorro-quente, a mesma distância de ida e volta de Toronto a Ottawa (capital do Canadá). Essas horas, até o Maracanã fica pequeno.
Ainda no clima de pontos turísticos, existe a Forest Hill e a Casa Loma, um castelo de estilo medieval. Só para você não ficar perdido na história, saiba que o castelo abriu suas portas em 1914, depois de três anos em construção. São 98 cômodos, três andares, grandes torres, passagens secretas, terraços, portas de bronze, banheiros de mármore e uma biblioteca com mais de 10 mil livros (ufa!).
Chega de passeios? Não! Uma região 0que você não pode deixar de visitar é o charmoso Yorkville, o pequeno e luxuoso bairro de Toronto. Lá parece outro mundo, absolutamente tudo é bonito e sofisticado: desde as pessoas que caminham bem vestidas até as lojas e restaurantes diferenciados.
Se você estiver por lá durante o verão, entre julho e setembro, visite as Toronto Islands, quatro ilhas e uma praia com uma vista inesquecível da cidade. E apesar do inverno em Toronto ser extremamente rigoroso, é possível andar só de camiseta. Onde? Na cidade subterrânea. Construída para preservar as pessoas longe das baixas temperaturas.

Transporte
Agora, a pergunta esperada: como você vai a todos estes lugares? Use ônibus, bonde, metrô ou trem. O sistema de transporte local é muito prático.
Existem aproximadamente 400 linhas de ônibus e 12 linhas de bondes servindo a cidade, circulando durante o dia todo. Já o sistema de metrô possui 70 km de extensão e um total de 80 estações espalhadas em 4 linhas diferentes. Atenção! As estações costumam fechar às 2 horas da manhã. Vale lembrar que as passagens do metrô custam três vezes mais do que as do Brasil.
Para saber as rotas e horários de funcionamento de cada linha, é só dar uma olhada no TTC map, o mapa que a Toronto Transit Commission distribui gratuitamente em todas estações de metrô e trem.

Se a sua preocupação é balada, fique tranqüilo, pois elas ficam em regiões de fácil acesso, e muitos jovens voltam a pé para casa depois de curtir a noite. O problema é que você não vai querer voltar para o Brasil!

Compras


As quatro Chinatowns é o lugar ideal para comprar bugigangas e o Kensington Market te oferece brechós com roupas a partir de 5 dólares canadense ( cerca de 10 reais), é praticamente o Paraguai canadense.


Informações Gerais
- O fuso horário entre o Brasil e Toronto é de duas horas de diferença (o relógio de Toronto marca 2 horas a menos que o horário de Brasília).
- A moeda usada lá é o Dólar Canadense. Cada dólar canadense equivale a aproximadamente R$1,95*.
- O código telefônico da cidade de Toronto é 416
- O Canadá possui duas línguas oficiais: inglês e francês.
- Clima: o verão vai de junho a setembro (média de 21ºC) e o inverno, de dezembro a março (média de –6ºC).









2 comentários:

  1. Nossa...nao vejo a hora de conhecer todos esse lugares...!!
    adorei a parte de sair das baladas em boa companhia....rsrsrs...
    E claro...nao podia faltar uma especia de 25 de março no canada neh...kkkkk
    Bom....contando os dis aki pra essa viagem chegar logo

    ResponderExcluir
  2. hahaha

    Esta todo mundo ansioso, inclusive eu mesma.

    O Guilherme tá afim de conhecer o tal do castelo

    ResponderExcluir

Comente aqui.